PE. DEUSDEDITH ALMEIDA
Celebrando a semana santa

A semana Santa, chamada, também, popularmente de Semana Maior, começa com o Domingo de Ramos da Paixão do Senhor. É a semana em que recordamos a Paixão, morte e a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, ato supremo da redenção da humanidade. A semana inicia com o Domingo de Ramos: No Domingo de Ramos, aclamamos Jesus como o Messias que vem realizar a missão salvadora desejada pelo Pai Eterno.
Jesus, humildemente, entra em Jerusalém montado em um manso jumentinho, realizando assim, as profecias de Zacarias: “Eis que vem teu Rei ao teu encontro. Ele é rei, ele salva; é humilde e vem montado num jumento, um potro, cria de Jumenta” (Zc 9,9). Como príncipe da paz, não usa cavalaria de guerra. O cavalo é instrumento bélico, expressão da força, brutalidade e do poderio militar da época.
Foi aclamado e reconhecido, por muitos, como o Rei dos Reis.
Os ramos são sinais e testemunho da fé em Cristo e na sua vitória pascal. Na Quinta-feira Santa temos a Missa da Ceia do Senhor, a qual nos recorda a Ceia onde Ele prediz sua Paixão e Morte, e, despede-se dos discípulos. Com este ato celebrativo Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia.
Na celebração o sacerdote lava os pés de doze pessoas convidadas, na tradicional cerimônia chamada de “Missa do Lava-pés”, recordando, simbolicamente, o gesto de Jesus que lavou os pés de seus discípulos, dizendo: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”.
Significa que devemos servir uns aos outros com humildade, gratuidade e amor. Ao final da missa se faz a Transladação do Santíssimo Sacramento e, em seguida, a adoração. Com a celebração da ceia do Senhor, inicia-se o Tríduo Pascoal: Quinta, Sexta e Sábado.
O Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor possui o seu ponto alto na Vigília Pascal, “a mãe de todas as vigílias, como dizia Santo Agostinho”, e encerra-se com as Vésperas do Domingo da Ressurreição.
Sexta-Feira Santa da Paixão do Senhor: Neste dia a Igreja recomenda o jejum e abstinência total de carne e acompanha, em silêncio, os passos de Jesus em seu sofrimento e condenação até sua entrega total com a morte na cruz. Não se celebra missa ou qualquer outro sacramento e os fiéis comungam as sagradas hóstias consagradas na Quinta-feira Santa.
A celebração central deste dia é a das 15 horas, em que, segundo a tradição dos evangelhos, aconteceu a morte de Jesus. Este horário coincide com o horário em que acontecia a matança dos cordeiros pelos Judeus, no templo, para a festa da Páscoa judaica. Jesus é o cordeiro imolado para a salvação da humanidade. Esta celebração se divide em quatro partes: Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração do Senhor na Cruz e Comunhão. É dia de total silêncio e reflexão sobre o significado da morte de Jesus.
Sábado Santo é a Vigília Pascal. É a ansiosa espera da ressureição do Senhor. A ressurreição, além de realizar as promessas da Escritura sagrada, é prova definitiva que Jesus é Deus. O Círio Pascal, aceso com o fogo novo, luz que surge das trevas, representa Cristo ressuscitado vitorioso sobre a morte e Senhor da história, luz que ilumina o mundo.
Na vela, estão gravadas as letras gregas alfa e ômega, que querem dizer: “Deus é o princípio e o fim de tudo”. Finalmente, temos o coroamento da vigília pascal com Domingo da Páscoa do Senhor. Páscoa significa passagem. Páscoa de Cristo é sua passagem da morte na cruz para a ressurreição. É sua vitória plena e definitiva sobre a morte e todos os males. Desse modo, a ressurreição de Jesus mudou totalmente a história da humanidade e de cada ser humano.
A Páscoa cristã é a vida nova no Cristo ressuscitado. Busquemos, pois, esta vida nova: reconciliada com Deus e o próximo. Como disse o apóstolo Paulo: “Ressuscitaste com Cristo, procurai as coisas do alto” (Cl 3,1).
Pe. Deusdedit Almeida é vigário-geral da Arquidiocese de Cuiabá e Cura na Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Artigos
Canetas emagrecedoras, efeitos do Mounjaro e Ozempic na face: como reverter ou impedir

As canetas emagrecedoras parecem milagrosas: mandam embora quilos e quilos indesejáveis, afinam a cintura, a autoestima explode em poucas semanas. Mas o lado B do emagrecimento rápido existe, é real e fica estampado na face. Os resultados impressionantes na balança assustam com efeitos colaterais estéticos que têm chamado a atenção da medicina: a flacidez facial e, consequentemente, um envelhecimento em tempo recorde.
O mundo vive uma verdadeira revolução quando se fala em emagrecimento. Medicamentos como o Mounjaro e similares, além da cirurgia bariátrica, têm proporcionado perdas de peso significativas, rápidas e transformadoras. Porém, junto com os benefícios à saúde e à autoestima corporal, surge uma nova demanda silenciosa: o cuidado com o rosto.
Tenho acompanhado esse movimento de perto.
Recentemente, estive no AMWC (Aesthetic & Anti-Aging Medicine World Congress), em Mônaco, o maior congresso de medicina estética do mundo, onde especialistas de diversos países discutiram os efeitos da perda de gordura facial acelerada e como isso tem impactado a aparência de milhares de pacientes.
Os efeitos na face começam com a perda de contorno, flacidez, olheiras profundas e sulcos marcados. São queixas cada vez mais frequentes, especialmente entre mulheres que conquistaram um corpo mais leve, mas passaram a se sentir envelhecidas no espelho. E, se o drama dos quilos extras suaviza, inicia-se outro: a recuperação da firmeza e da jovialidade da face.
A boa notícia é que a medicina estética evoluiu – e muito! Hoje, já existem protocolos personalizados para quem emagreceu de forma rápida, com foco na recuperação do volume perdido, na firmeza da pele e na naturalidade dos resultados. Isso é possível por meio de bioestimuladores, preenchedores estratégicos e tecnologias que devolvem a harmonia facial sem exageros.
Meu objetivo ao participar de um evento como esse é justamente trazer para Mato Grosso o que há de mais moderno no mundo quando se trata de rejuvenescimento com leveza e respeito à individualidade. É possível, sim, conquistar um corpo saudável e um rosto bonito, descansado e com aparência jovem, mesmo após grandes transformações.
Ou seja, defendo o emagrecimento para quem precisa, mas antes, durante e depois da perda acentuada de peso, é preciso manter um protocolo de cuidados faciais, para que a face e o corpo estejam em sintonia e ambos garantam a aparência dos sonhos. E isso vale tanto para homens quanto para mulheres. Ambos são igualmente afetados, embora as mulheres tendam a verbalizar mais o incômodo estético. Em ambos os casos, o impacto emocional pode ser profundo, especialmente quando o rosto é um dos principais cartões de visita.
Então, cuide-se por inteiro e permita-se viver com intensidade um novo você.
Dra. Nayara Cerutti, especialista em Harmonização Facial, professora e palestrante da Sinclair Pharma
-
Cidades5 dias ago
Nota de Pesar | Edvaldo Ribeiro
-
Esportes5 dias ago
Agro e esporte juntos: 1º Desafio Agro MTB agita Lucas do Rio Verde com Etapa do Milho
-
Saúde6 dias ago
Acidentes com animais peçonhentos aumentam mais de 60% em 2025
-
Polícia4 dias ago
Dez visitantes são flagradas tentando levar entorpecentes e fumo a presos em unidades prisionais de MT
-
Variedades5 dias ago
Museu do Morro da Caixa D’Água Velha tem nova exposição até 30 de abril; confira
-
Esportes6 dias ago
Atleta de Mato Grosso é convocado para a Seleção Brasileira de Wrestling
-
Política MT6 dias ago
Dilemário propõe Moção de Repúdio na Câmara para deputados que defenderam mercadinhos em presídios
-
Política MT5 dias ago
Daniel Monteiro presta contas dos primeiros 100 dias de mandato com foco em diálogo e transparência