Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Tribunal de Justiça de MT

Delegado federal destaca integração global na recuperação de ativos ilícitos

Publicado em

Transformar bens apreendidos no exterior em resultados concretos para a sociedade é o objetivo central da cooperação internacional em investigações criminais. Foi o que destacou o delegado federal Edgard Almeida Queiroz Prata Resende, na palestra “Recuperação de ativos – boas práticas internacionais e brasileiras”, realizada na tarde desta terça-feira (21) no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). A atividade marcou o encerramento do Curso Avançado do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para a Recuperação de Ativos e o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, realizado nos dias 20 e 21 de outubro.

O palestrante, que é coordenador de Recuperação de Ativos do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, explicou que, com o avanço tecnológico e a circulação rápida de informações e recursos, a cooperação entre países e órgãos é essencial para enfrentar crimes que ultrapassam fronteiras. Também destacou princípios fundamentais dessa cooperação, como reciprocidade, dupla incriminação e especialidade, além de detalhar os tipos de cooperação: direta, para troca de informações sem efeito jurídico, e jurídica, formal e com valor legal, conduzida pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI).

Ele detalhou ainda o fluxo do pedido de cooperação, desde a solicitação da autoridade competente até a repatriação de bens. “Atualmente, há US$ 68 milhões bloqueados no exterior, aguardando retorno ao Brasil, incluindo valores em criptomoedas”, revelou. Ele também compartilhou boas práticas, como utilizar canais de cooperação direta antes de formalizar pedidos e fornecer informações detalhadas sobre contas, imóveis e pessoas investigadas.

Leia Também:  Dicas do Professor Germano - A cônjuge

“Hoje já sabemos quais tipos de pedidos têm maior chance de sucesso e em quais situações ainda enfrentamos barreiras, seja por diferenças jurídicas, ou operacionais entre os países. A integração entre órgãos de controle, Ministério Público e Judiciário é fundamental para tornar o processo mais eficiente”, reforçou o delegado.

Avaliação positiva

O desembargador Hélio Nishiyama, representante da Esmagis-MT no evento e coordenador do Comitê Interinstitucional de Defesa do Patrimônio Público (CIPP), fez uma avaliação muito positiva sobre os dois dias de capacitação. “Sem dúvidas o evento superou as expectativas. Tivemos aulas diversificadas, com a participação de magistrados, delegados federais, analistas do COAF e representantes das Polícias Civil e Militar de Mato Grosso. Cada um trouxe sua experiência teórica e prática, contribuindo para o aperfeiçoamento do trabalho de todos os profissionais presentes”, afirmou.

O magistrado ressaltou ainda que a integração entre instituições foi um dos pontos altos do curso. “Essa troca de experiências e o trabalho conjunto demonstram o quanto a cooperação entre as instituições é essencial para fortalecer a Justiça e aprimorar os mecanismos de combate à criminalidade”, concluiu.

Leia Também:  Livros que cruzam caminhos: literatura mato-grossense inspira crianças na Expedição Araguaia-Xingu

Acesse as fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/tjmtoficial_/albums/

Leia mais sobre o evento:

Palestra aborda uso de tecnologia no combate à lavagem de dinheiro

Controle do mercado de apostas e fortalecimento da integridade pública são debatidos no TJMT

Delegado reitera necessidade de recuperar ativos em prol da segurança pública

Formação no TJMT aprofunda uso da inteligência financeira no apoio às investigações

Palestra destaca recuperação de ativos como estratégia contra o crime organizado

Efetividade na recuperação de ativos depende da atuação direta do juiz, afirma magistrado federal

TJMT realiza capacitação avançada para recuperar ativos e combater corrupção e lavagem de dinheiro

Instituições assinam termo de cooperação para reforçar combate à corrupção em Mato Grosso

Autor: Roberta Penha

Fotografo: Alair Ribeiro

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Tribunal de Justiça de MT

Comarca de Sorriso debate efeitos da adultização infantojuvenil nas redes sociais

Published

on

A segurança digital e a adultização infantojuvenil, fenômeno que expõe crianças e adolescentes a responsabilidades, comportamentos e conteúdos próprios do mundo adulto antes da hora, serão temas da palestra virtual “Proteja Seus Filhos no Digital: Desvende a Adultização Infantojuvenil”, organizada pela Comarca de Sorriso.

Idealizado pela juíza da Vara da Infância e Juventude de Sorriso, Emanuelle Chiaradia Navarro Mano, em parceria com a Casa da Amizade de Sorriso, o encontro online será realizado nesta quarta-feira (22), às 19h, pela plataforma Microsoft Teams.

O encontro contará com a participação do delegado da Polícia Judiciária Civil Ruy Peral, especialista em Inteligência Cibernética e Blindagem Virtual, que irá abordar os riscos da exposição precoce e orientar sobre medidas de proteção, alertando sobre maneiras de como o mundo digital afeta a infância e a adolescência.

O público-alvo inclui pais, professores, diretores de escola, conselheiros tutelares, equipes da assistência social, psicólogos e demais interessados em discutir a proteção de crianças e adolescentes.

“Este evento surgiu por meio de uma solicitação da Casa da Amizade e é uma oportunidade de debatermos este tema tão atual com um especialista. O delegado irá falar sobre como a adultização impacta a vida das crianças e adolescentes, além de trazer dicas práticas, baseadas na legislação, para proteger e orientar o público infantojuvenil. Todos estão convidados para essa conversa”, afirma a magistrada.

Leia Também:  Município de Sorriso ganha novo Conselho Tutelar após Poder Judiciário mediar acordo judicial 

Os interessados em participar podem se inscrever pelo link: https://forms.gle/qejV8HqtL7V14P5q6

Autor: Larissa Klein

Fotografo:

Departamento: Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA